Separamos nessa lista 10 dicas infalíveis para que seu relacionamento não azede. Depois do pulo uma verdadeira sessão de terapia, por conta da casa.

1 - Nunca discuta via mensagem, whatsapp ou chat - Siga esse primeiro e valioso conselho, nunca brigue ou discuta através de mensagens de texto, ou aplicativos. Você vai escrever "mas amor" com o coração aberto, cheio de carinho e tato, ele vai ler "estou debochando de você e querendo te provocar ao te chamar de amor". True story! Por isso, procure deixar as discussões e brigas para os momentos "ao vivo". O texto sempre é interpretado de acordo com os sentimentos do leitor, não do escritor. 


2 - Não provoque - Sim, essa parece ser uma dica bem simples, mas é tão valiosa quanto a primeira. As vezes você acorda com o espirito zombeteiro, achando que o mundo é seu palco de stand-up, mas seu namorado pode não ter acordado a fim de uma comédia e essa poderá se tornar a receita de um verdadeiro drama. Sendo assim, teste a temperatura antes de deixar o clima tenso.

3 - Não seja mãe, seja namorado - Ninguém gosta de lição de moral ou sermão, né? Por mais erradas que sejam as ações do seu companheiro, tente não dar uma de senhor perfeito. Ao invés de entender seu ponto de vista ele só vai se estressar mais. Conselho é diferente de sermão. Ok? 

4 - Ouça bem - Tem dias que a gente acorda possuído pelo ritmo ragatanga mais falante que a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e tudo o que queremos é alguém pra nos ouvir. Então, ouça. [Essa dica é complementar a anterior é pra ouvir sem dar sermão, seu chato]

5 - Cuidado com as palavras - Esse é o conselho mais clichê do mundo (quiçá do universo), mas vale ouro. Cuidado com o que você diz, por mais que certa palavra não te atinja, ela pode ferir seu namorado. Vocês não foram criados da mesma forma, não tiveram a mesma vivência e educação. Então por que raios você acha que as palavras "bobas" que não te incomodam não podem incomodar o seu companheiro? HEIN?  

6 - Não force a barra - Ele acordou carrancudo? Estressado? Você perguntou algumas vezes qual é o problema e ele não disse? Então deixa ele respirar um pouco, espera um tempo e depois pergunte. Não force a barra.

7 - O mundo não gira ao redor do seu umbigo - Outra dica que casa bem com a anterior é essa. É comum sempre acharmos "o que eu fiz?". As vezes você não fez nada mesmo e se ficar forçando a barra, se armando de inseguranças pode ser que passe a se tornar parte do problema. Ele pode estar com um problema no serviço ou familiar, o humor ruim não quer dizer que ele deixou de gostar de você. Tá? Seu inseguro. 

8 - Seja mais seguro e esqueça as dores do passado - Sim, seja mais seguro. Não fique antecipando sofrimento só porque seu ex te traiu, ou te largou sem mais nem menos. Pessoas são diferentes e merecem um voto de confiança. Quanto mais tempo você perder imaginando o que pode dar errado, menos chances de dar certo você tem.

9 - Dinheiro pode ser a raiz do problema - Nem todo mundo tem muito dinheiro pra gastar com romance, cinema, jantares e namorar é CARO. Então, antes de declamar seus desejos, pense no bolso do seu namorado. Ele pode ficar sem graça de te negar algo e o romance arco-íris de vocês acabará se tornando uma tempestade. 

10 - O ciúmes é uma merda e a manipulação não é uma arte - Sim, sou o capitão óbvio. Mas esse conselho para mim é super importante (pois ciúmes é meu signo e manipulação meu ascendente). Nessa parte do namoro, é comum nos estreparmos por viver de joguetes. Não fuce no celular dele, não fique jogando indiretas. Não existe coisa pior que o fantasma da desconfiança e quando ele vira entidade e toma forma, pode esquecer, ele não vai mais querer ir embora nem com o melhor exorcista do mundo. 


PS. Essas são as minhas dicas, todas baseadas nas minhas experiências, elas podem OU não se adequar ao seu relacionamento.