DC, mostrando ao mundo por que seus filmes são as melhores animações do gênero. 

Primeiro de tudo, essa animação pertence ao novo e integrado universo da DC, o chamado DCU e está ligado aos novos 52. Para quem não sabe, os novos 52 foi o reboot que a DC deu em todo o seu universo no ano de 2011. 



Quote1 I'm not like Tim, or Jason, or even Dick. I'm light-years ahead of all the past Robins in skill and training. I'm either your partner in this or I'm not. 

-- Damian Wayne

Damian não é um Robin qualquer, ele é filho do Batman com Thalia al Ghul. O guri foi treinado pela própria liga dos assassinos e assim como diz no filme, com quatro anos de idade e mesmo com um braço quebrado ele escalou uma montanha, por que isso era o esperado do neto de Ra's. 

A partir de então, você já deve imaginar que esse não é um filme do Bruce Wayne e que Damian nem ao menos chega perto de ostentar o sobrenome poderoso no longa, além de uma rápida cena cômica em que o menino questiona sua herança. Estamos acompanhando o filho do Batman, mas não foque muito em uma relação pai e filho, o foco é sobre quem ele é e onde essa parceria poderá chegar. 

Cronologicamente está localizado após o "Justice League War". No que se refere aos quadrinhos, existem algumas diferenças na história do garoto, novamente, é uma nova abordagem e enquanto a DC comunica que um personagem voltará a vida, sem revelar quem, julgo que estamos encarando uma nova origem para Damian e a resposta para a indagação. A diferença entre esse e os outros dois já lançados anteriormente que fazem parte do mesmo ponto na história é que Son of Batman não tenta ser um grande acontecimento. O filme poderia facilmente ser encaixado em um episódio de um seriado regular, ao invés de ser tratado como um evento no mesmo nível de Flashpoint Paradox ou War

A DC ainda está longe de se consolidar no universo de cinema como a Marvel fez, mas suas animações possuem um quadro de qualidade gigantesco se comparado ao da concorrente. Como filme, Son of Batman pode decepcionar alguns, mas como história e envolvimento, ele consegue agradar. 

Damian sempre foi o Robin mais interessante do grupo (podem me crucificar), especialmente por ser tão volátil e imprevisível. Sua interação com o Batmab/Bruce vai além da questão do parceiro, visto com os outros pupilos. Damian não deve nada a seu pai, nenhum favor, nem mesmo admiração. Assim como Deathstroke menciona, o "doador de esperma" foi por muito tempo apenas isso mesmo. Ra's al Ghul é o modelo que o jovem garoto segue e isso já nos diz muito a respeito do personagem.

Não espere ver muito além de Damian. Foi uma pena ter uma participação tão breve do Nightwing, confesso que ele sempre foi um dos meus favoritos até o surgimento do Redbird, por todos os motivos errados, claro. Ele surge, leva uma surra do Damian, prende o garoto, salva todo mundo e só. Uma pena, já que esse tipo de interação tinha tudo para ser a cereja no topo do bolo. Vamos confessar, Batman sempre teve um ar carrancudo e pouco acolhedor, com um filho do lado as coisas criam um ar mais sentimental, mas  elas param exatamente onde começam. Com Nightwing teríamos a oportunidade de ver um pouco mais de cor nesses relacionamentos. "Eu sou o filho de sangue", foi o que o jovem futuro Wayne disse, uma rivalidade entre irmãos que valeria a pena ver. Quem sabe no próximo, né?

Outro aspecto negativo para mim é a utilização do Deathstroke. Parece que a DC esquece que Batman tem outros vilões e desde que a série Arrow passou a utilizar o vilão eu vejo uma crescente onda de modismo ao redor do assassino. Deathstroke não é o tipo de cara que eu vejo sendo derrotado por um garotinho, por mais que esse garotinho tenha sido criado pela liga de assassinos. Fica evidente que se o Ra's não foi capaz sozinho, Damian também não deveria. 

Logo, o grande problema de "Son of Batman" é ser mais um episódio piloto da nova série Damian e seu Pai do que um verdadeiro filme (e não estou dizendo que essa série será um dia produzida, mas deveria). Falta grandiosidade, falta algo mais. Dito isso, ainda insisto para que você assista, pois é muito divertido. 



Pontuação de Três Geek Escudos