Nesse primeiro 'Diário de um Nerd', decidi falar um pouco sobre o que a DC tem feito no cinema e qual a minha visão sobre o que para mim, são as muletas da empresa.
Continue depois do pulo
Faz muito tempo que a DC não
consegue emplacar nada que não seja Batman e Superman. Infelizmente, estamos
reféns da mente pequena dos executivos da Warner que não conseguem ir além
desses dois figurões.
O Superman mais bundão da história do cinema |
Porém, se for considerar por
gosto pessoal, acho que só a trilogia do Nolan realmente foi uma ótima
retratação do universo do morcego. Não me levem a mal, acho que os primeiros
filmes do Super foram ótimos, mas por serem da década de oitenta, ainda
refletem pouco do que queremos ver. Lembro-me da minha animação para assistir o
Superman: Returns, e da minha decepção ao ver um filme completamente infantil
em que o herói mais poderoso da DC (com poderes de um deus) não desfere um soco
sequer e apanha dos capangas do Lex. Uma vergonha.
Batman, o verdadeiro salvador da DC |
Por isso, as vezes eu acho que a
DC só teve sorte mesmo com o Batman, que apesar do filme Batman & Robin manteve uma compostura muito boa no cinema. Vou desprezar nesse texto a
presença das animações que a DC sempre fez muito bem e focar apenas nos
filmes.
Se você prestar bem a atenção no
trajeto da empresa apenas o morcegão teve total relevância para a DC. Quando
digo relevância estou me referindo a um propósito maior, indo além do mero
sucesso de bilheterias. Watchmen por exemplo eu achei muito bom, mas não
conseguiu trazer nada de novo, não inovou. Tentarei deixar as comparações com a
Marvel no mínimo, mas nesse parágrafo serei forçado a falar um pouco sobre ela,
por isso se você é o tipo de fã que detesta essas comparações passe longe e
pule para o próximo parágrafo. A Marvel capengou por muito tempo, também, sem
conseguir emplacar um sucesso foi só com o filme dos X-Men que ela mudou o
mercado, mas isso, a DC também já havia feito, exatamente com o Batman do
Burton. Ela nos deu uma visão diferente da que estávamos acostumados que era o
herói super colorido e regado a onomatopeias. Aquela roupagem era diferente.
Mas foi então que o problema da
DC começou, ou melhor, nunca apareceu uma solução. Já não existia mais um filme
dela que mudasse alguma coisa no mercado. Batman Returns foi bom, mas não foi
exemplar, Forever foi aceitável e Batman & Robin é um pecado mortal que deveria
ser jogado em um vulcão e nunca mais sermos permitidos tocar no nome dele. Mulher Gato, por favor, façam o mesmo e joguem em um vulcão, com o diretor
segurando a matriz do filme, de preferência. Com o Superman Returns voltando em
2006 todo mundo imaginou que aquele seria o retorno de uma franquia que tinha
sido abandonada, mas nada do que queríamos se tornou realidade. O Super não
conseguiu pegar carona no sucesso que foi Batman Begins e mesmo tendo tido
números bons de vendagem foi abandonado e Brandon Routh e seu calibre poderoso
que forçou o estúdio a diminuir a bagagem do super para evitar
constrangimentos, infelizmente, sumiu.
Nolan foi o responsável por dar
um fôlego a mais para a DC e consequentemente mudar completamente o cenário.
Tudo era muito real, muito sombrio, muito verdadeiro. O homem morcego
finalmente era um exemplo a ser seguido, tanto que é só observarmos Arrow por
exemplo. Mas e o que veio depois? Tivemos um Lanterna Verde que para mim foi
feito apenas para fazer volume na estante de live actions da empresa (que até
então contava com apenas Batman, Superman, Supergirl, Mulher Gato e Watchmen).
Completamente sem sal, com efeitos ruins e um roteiro praticamente inexistente
esse filme foi responsável por selar a tumba de um futuro Liga da Justiça.
Um Superman mais sombrio, um Superman mais Batman |
Mas não foi apenas com heróis
conhecidos, Jonah Hex no ano anterior também tinha sido sofrível. E então
surgiu a pergunta: Será que a DC consegue emplacar um sucesso que não seja
Batman ou Superman ($$$)?
A resposta veio com Man of Steel,
um filme do Super, mas com cara de Batman. Tudo sombrio, tudo dark, uma origem
nova para o azulão, só que mesmo assim sem respeitar o cerne do personagem nos
quadrinhos. Precisamos encarar aquilo como uma nova abordagem de um herói.
Batman teve uma nova abordagem cinematográfica, mas nos quadrinhos ele já tinha
aquela personalidade a muito tempo. Clark Kent, porém, sempre fora o certinho, o
escoteiro, ali ele não era nada parecido, era muito mais um Clark de outra
terra, um universo paralelo. Tudo bem, não era o mesmo, o filme tinha ação
desenfreada, uma forma de tentar compensar pelo Returns e mais uma vez a DC se
consagrava como um estúdio de dois nomes só.
Assim que anunciaram a sequência
do Homem de Aço e ao lado dele colocaram Batman eu já tinha percebido, o
próprio estúdio estava duvidando da capacidade do Super de segurar uma sequência
sozinho. Infelizmente perdemos a oportunidade de conhecer melhor aquele herói
novo, de se acostumar com sua nova visão, seu novo jeito de ser. Tudo isso por
que agora esse era um filme da Liga da Justiça.
"@leebyBADASS_: @DAlter007 any news on what the title of Batman vs Superman is gonna be?" Justice League...
— Daniel Alter (@DAlter007) January 9, 2014
Daniel Alter, produtor do filme Batman vs Superman a respeito do filme.
Aos poucos foram sendo anunciados
que Mulher Maravilha, Asa Noturna e agora até mesmo o Aquaman fariam parte
dessa sequência. O que começou para ser Homem de Aço 2, virou Batman Vs
Superman e agora já é Liga da Justiça. Ou seja a DC em sua tentativa de mudar
seu próprio mundo continua se firmando em dois nomes só, mesmo que para isso
seja necessário incluir outros heróis no mix. E o exemplo mais claro disso são
as teorias ao redor da Mulher Maravilha, que não teria sua origem dos
quadrinhos repeitada, passando de Amazona com mitologia grega como base para
uma descendente de krypton, uma espécie de prima distante de Clark.
Fuck Fest de CGI, necessário? Sim. Bem executado? Longe disso. |
Tudo isso é uma vergonha. O
departamento da DC sempre teve ótimos roteiros em mãos, filmes em animação da
Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Flash/Liga da Justiça que dariam muito certo
nos cinemas, mas que não são utilizados e quando são precisam ser jogados ao
lado de Batman, já que a DC não tem fé em seus personagens secundários, ou
pelos menos não demonstra. Custava fazer do Lanterna Verde um exemplo? Era
mesmo preciso um fuck fest de animação gráfica? Acho que ainda estamos longe de
ver a ascensão da DC nos cinemas longe de Batman e Superman, porém, quero
muito ser surpreendido.
Ou seja, falta organização, fé e força de vontade. Acho que o que mais do que isso a DC precisa sentar e ler um pouco o material que tem nas mãos, dedicar um tempo a eles e ver que cada um desses heróis tem um mundo vasto e interessante a ser explorado e com as direções corretas poderemos deixar de ficar presos a Krypton e Gotham.